Coletâneas Institucionais

Valores e mais informações diretamente na Secretaria de Ensino do CPPL

img_3836

Navegar é preciso, clinicar não é preciso – 30 anos de prática psicanalítica no CPPL

Informações
Organizadoras: Ana Elizabeth Cavalcanti e Letícia Rezende de Araújo
Editora: Casa do Psicólogo
Ano: 2011
Nº págs.: 246

Sinopse

“Trata-se de uma coletânea de textos que têm como elemento de unidade o fato de serem artigos psicanalíticos escritos por analistas ligados ao Centro de Pesquisa em Psicanálise e Linguagem (CPPL) de Recife em celebração aos trinta anos de atividade do Centro”.

img_3835

Cata-ventos – Intervenções na clínica psicanalitica institucional


Informações

Autor: Paulina Schmidtbauer Rocha
Editora: Escuta
Ano: 2006
Número de páginas: 214

Sinopse

“No decorrer destes 25 anos, a equipe do CPPL recebeu cerca de 800 pacientes, entre crianças e adolescentes. Muitos vinham marcados pelo diagnóstico de autismo; a clínica com essas crianças ditas autistas obrigou-nos a questionar tanto a própria noção do autismo como também os referenciais teórico-clínicos estabelecidos, e a inventar dispositivos específicos que levassem em consideração a dimensão ética na relação com essas crianças e seus familiares. Lidamos, em nosso trabalho cotidiano, com a diferença e a diversidade, o que nos impôs encontrar soluções singulares para cada um desses sujeitos, na medida em que a demanda se mostrava sempre plural”.

img_4099

Autismos

Informações
Autor: Paulina Schmidtbauer Rocha
Editora: Escuta
Ano: 1995 – 1ª edição
Número de páginas: 184
Sinopse

“Tendo como base a questão acerca do que é o sujeito e a linguagem para o autismo e sua terapêutica, a leitura desta obra não apenas é uma contribuição para este ainda recente campo de estudos, como também para todos aqueles saberes que pretendem pensar sobre determinados existenciais humanos, a partir do seu limite máximo e absoluto, qual seja, o barulho desarticulado, mas silencioso, do mundo do autismo.”.

Outras publicações

img_3833

Autismo


Informações:

Autor: Ana Elizabeth Cavalcanti e Paulina Schmidtbauer Rocha
Editora: Casa do Psicólogo
Ano de publicação: 2007
Organizador: Flávio Carvalho Ferraz
Número de páginas: 185

Sinopse:

“Este livro resulta de vinte anos de pesquisa e trabalho clínico com crianças autistas. Para os leigos é uma apresentação sobre a classificação do autismo e a apropriação que a psicanálise fez desta nosografia. Para os profissionais é um ousado questionamento sobre a reflexão psicanalítica acerca do tema”.

img_3834

A paixão silenciosa


Informações:

Autor: Maria Helena de B. e Silva
Editora: Escuta
Coleção: Biblioteca de Psicopatologia Fundamental
Ano: 2002
Número de páginas: 104
Sinopse:
“São diversas as narrativas sobre a paixão amorosa e essas narrativas falam, no mais das vezes, de impossibilidades, insaciabilidade, enganos. Relações vorazes, possessivas, nas quais a insaciabilidade do objeto coloca em risco o desejo de viver, fazendo eclodir estados de miséria psíquica, fechamento ao mundo, ao desejo, ao prazer”.

img_3930

Pesquisa em psicopatologia fundamental

Organizadores: Edilene Queiroz e Antônio Ricardo da Silva
Editora: Escuta

Sinopse
“A psicopatologia fundamental surgiu como um campo intercientífico vocacionado para a interlocução de saberes sobre o psicopatológico, distinguindo-se da psicopatologia geral. Enquanto a disciplina fundada por Karl Jaspers refere-se ao psicopatológico como manifestação da consciência, a psicopatologia fundamental leva em conta a natureza subjetiva do pathos. Este livro reúne uma série de importantes textos sobre a natureza da pesquisa neste tradicional campo do saber”.

img_3932

Boletim de Novidades Pulsional Centro de Psicanálise
Ano VIII Nº75 Fevereiro 1995

Periódico: revista. Psicologia: psicanálise.